Por que eu preciso de um Site se já tenho Instagram?

Por que eu preciso de um Site se já tenho Instagram?

Ahhh, pregunta marota… e pertinente. Por que você precisa gastar uma fortuna em um site próprio se temos um monte de plataformas de exposição por aí “de grááátis” né não? Face, Insta, Twitter, Tiktok e por aí vai.

Pois é, minha resposta é bem simples: Porque nada disso é seu. Essas plataformas usam o seu conteúdo pra ganhar dinheiro em cima de você mesmo. Até aí tudo bem, né? Ninguém trabalha de graça, nem designer (brincadeira, ein rsrs), mas o problema vai além, no meu modo de ver.

Eu sou tiozão, então não sei se vocês vão lembrar, mas tinha um “facebook” na minha época que chamava Orkut. Era bem da hora, um montão de usuários, dava pra criar comunidade (que eram tipo os grupos do facebook). Na época era “tudo mato” ainda na internet, pra se ter uma ideia, eu dividia o endereço de e-mail com minha irmã porque não dava pra ter dois endereços (louco, né?).

Daí, de repente, o Orkut simplesmente morreu. Assim, do nada, morreu e ninguém sabe do que. Ninguém fez autópsia, nada. Tei! Caiu morto.

  • “Ah Danilo, mas você é véio, isso aí não vai acontecer mais, o Instagram não vai morrer”

O Tiktok tá só aqui de orelha em pé, viu?

Além disso, pra citar um exemplo mais atual, o Google + / Google Plus / Google Mais (sei lá como chamava a rede social do Google) MORREU em 2019. Simplesmente morreu. Tudo bem que nunca viveu direito. Mas não deixa de ser um exemplo de como é complicado apostar suas fichas em plataformas que não são suas.

O “problema” vai além, as plataformas de rede social não precisam mais “morrer” pra ferrar com sua estratégia, na verdade, pra ser sincero, eu acho difícil que morram hoje em dia, mas elas só precisam fazer o que já fazem: Não entregar seu conteúdo pra 100% do seu público, te obrigando a pagar anúncios, pois é assim que o Sinhô Zuckerberg paga as contas de luz e água (que não devem ser baratas, né?)

Tá, mas o site resolve meus problemas, então?

Sim, de certa forma sim. Se você direcionar a audiência pra ele, cuidar dele, limpar a cozinha, deixar o banheiro sempre cheiroso. SIM. A ideia é usar as redes sociais pra atrair seu público pro seu espaço, e não o contrário. Porque investir tempo e dinheiro em rede social, sem ter uma plataforma própria, é como construir uma mansão em um terreno alugado.

Além disso, aqui na Enzima a gente tem várias opções de sites e plataformas próprias que não custam nenhum rim. É sério: clica aqui pra ver.

Ah, então vou apagar tudo minhas redes sociais hoje mesmo e meu Site vai estourar!

Não, não é isso. Você precisa apenas equilibrar o jogo, usar as redes sociais assim como elas usam você, ou seu conteúdo lindo e grátis. Dá pra ser vantajoso pra todo mundo. Existe um caminho e a gente sabe qual é.

Além disso, um Site precisa de tempo, precisa crescer, precisa ganhar autoridade. Não é bem assim que funciona, tipo pastel. É um lance de carinho mesmo, de ir lapidando, mas funciona.

Mas pra finalizar: As redes sociais são ótimas ferramentas de atração de público e posicionamento de marca. Se organizar direitinho, todo mundo… sai ganhando.

Chama aí, vamos trocar mais essa ideia 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up