Você não é mais o público-alvo. E agora?

Você não é mais o público-alvo. E agora?

Público-alvo sem dúvida é um dos assuntos mais interessantes e complexos dentro do marketing, tanto do tradicional quanto o da era digital. Qualquer estratégia de venda, antes de mais nada, deve passar pela etapa de estudar e entender bem o seu público.

Recentemente muitas marcas como o Bradesco, Casas Bahia e Subway refizeram suas comunicações visuais e textuais. O objetivo disso é que, eventualmente, essas marcas se conectem melhor com os novos públicos-alvo. Falando em Casas Bahia, é justamente nesse caso que vamos nos aprofundar hoje, o Baianinho que virou o CB.

Casas Bahia X Magazine Luiza

Atualmente é possível notar que a Casas Bahia perdeu espaço no mercado de eletrodomésticos para a Magazine Luiza e sua popular digital influencer,Magalu.

Segundo a revista Exame, de 2016 a 2019 a Magazine Luiza ultrapassou a Casas Bahia e passou a valer 6 vezes mais na bolsa de valores. Nesse meio tempo, muitos investidores moveram seu dinheiro para a empresa que está em constante crescimento.

Vários fatores contribuíram para seu crescimento como por exemplo:

– Investimento em tecnologia
– Posicionamento da marca (mais jovem e moderno)
– Investimento em atendimento
– Diversificação dos produtos

Vendo essa movimentação, a Casas Bahia resolveu reformular a sua marca para garantir a “sobrevivência”.

Tá, se eu não sou mais o público-alvo, então quem é?

Se você, assim como eu, ainda pensa que quem nasceu em 2000 ainda é um bebê ou uma criança, está muito enganado(a). A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) representam em torno de 20% da população do Brasil. Já no mercado digital, essa geração representa cerca de 54% das compras online.

Há pouco tempo a empresa do Baianinho fez uma reformulação completa na sua identidade visual (Rebranding), dando cores mais modernas e digitais. A equipe foi tão ousada que mexeram até no popular mascote da marca.

Seguindo a onda da Magazine Luiza (Magalu) e da Natura (Nath Natura), a Casas Bahia mudou o seu mascote de Baianinho para o CB.

O CB apresenta um visual mais moderno e uma linguagem mais jovem, o que agora mostra claramente o posicionamento que a empresa varejista deseja tomar nos próximos anos.

Logo depois do anúncio, a repercussão foi tão grande que diversas páginas e comunidades do Facebook e Instagram fizeram memes e piadas a respeito do episódio, rendendo comentários como:

– “Nossa,o que fizeram com o Baianinho?”
– “Gostava mais com o chapéu”
– “CB = Cadê o baianinho?”

Eu, assim como você, mesmo tendo um carinho especial e até mesmo nostálgico com o Baianinho, infelizmente precisamos aceitar que a Casas Bahia mudou seu mascote para os novos consumidores. Odeio admitir mas talvez não sejamos mais o público-alvo principal deles nos próximos anos.

E agora?

Calma, ela definitivamente não vai abandonar o seu dinheiro. Porém ela vai manter o foco no mercado que apresenta maior crescimento nos próximos anos. Apesar de aparentar uma “exclusão”, não se preocupe, essas empresas continuarão adaptando o jeito de se comunicar para atingir o maior número de pessoas possíveis.

Logo, esse é um ponto muito importante para se atentar. Sua empresa hoje apresenta bons resultados? Não?

Talvez esteja na hora de rever o posicionamento da sua marca. Clique aqui e saiba mais com nossos especialistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up