Desenrolando o tal do Inbound Marketing
A área de Marketing Digital é cheia de termos mirabolantes, bonitos, românticos, intuitivos, o que, às vezes, acaba dando aquela atrapalhada no cliente final que quer contratar um serviço mas não tem tanta intimidade com os termos.
A gente, aqui da Enzima, sempre tenta falar de um jeito simples sobre os serviços que oferecemos e um dos que mais levanta dúvidas é o tal do Inbound Marketing. Vamos começar pelo começo, então né?
O que é Inbound Marketing?
Literalmente falando, Inbound significa: “de entrada”; “recebimento; “entrante”. Ou seja, por aqui, na Enzima, entendemos o termo Inbound Marketing como: “o Marketing que sua empresa recebe, o marketing que vem, que entra”.
Mas ninguém vai a sua casa se não for convidado, certo? Mais ou menos, mas calma que era aí mesmo que a gente queria chegar.
Os primeiros passos do Inbound Marketing
Antes de sair por aí falando: “EU QUERO, quanto é?”, é preciso entender que para o Inbound Marketing acontecer, sua empresa tem que ter alguma maturidade em marketing, isso porque o Inbound começa pela atração, e a sua empresa só vai atrair alguém se já tiver definido seu público e o conteúdo interessante a tal audiência.
Pra ficar mais claro, é preciso já ter um planejamento de marketing e uma voz da marca definida; além de logo, site, pitch comercial e afins. Falaremos mais disso aí em outro texto, para não embaralhar tudo.
As etapas do Inbound Marketing
Vamos lá, sem enrolar mais, é isso aí:
1 – Atrair a audiência certa
- O Gol: Conquistar visitantes, ou seja aumentar o fluxo de visitação na plataforma escolhida e aumentar o consumo do conteúdo apresentado.
- A Jogada: Ser útil nos conteúdos, sejam eles vídeos, blogs, posts, design, dicas, como fazer. Usar estratégias de SEO sempre atualizadas, dar um talento nas redes sociais e gastar uma verbinha nos links patrocinados, né? Nada vem de graça, certo?
2 – Converter os clientes
- O Gol: Reter os visitantes e captar os contatos.
- A Jogada: Chamadas para ação (coisas como: baixe um e-book grátis e essas coisas); Landing Pages (Páginas atraentes, bem programadas para smartphones); e-mail marketing; estratégias de acompanhamento dos potenciais clientes, seja pelo whatsapp, e-mail, redes sociais.
3 – Assumir um Relacionamento sério
- O Gol: Preparar o cliente para compra e para se tornar seu para sempre
- A Jogada: Demonstrar os produtos com paciência e empatia, entender a linguagem do público e adequar a comunicação. Usar e-mails personalizados; ligar só se fizer MUITO sentido (a geração Z, por exemplo, odeia ligações).
4 – Vender bem vendido
- O Gol: Mais do que vender, é claro, cativar e fidelizar.
- A Jogada: Todo mundo quer ser feliz, todo mundo quer atenção. Essa é a etapa mais delicada do processo, mas se sua empresa é boa nisso, daí o sucesso é garantido. São válidos os mimos (tipo a Netflix e o Nubank, sabe?). Essa hora é literalmente sobre dar atenção e agradar quem faz sua empresa viver.
Batendo a real
Vimos que não dá pra pular etapas em se tratando de Inbound Marketing, portanto, se quiser mesmo ter sucesso é preciso ter Planejamento (como tudo na vida, né?); Estratégia criativa (porque convenhamos, não escrevemos nenhuma novidade aqui); e focar nas ações diferenciadas.
Afinal, o sucesso vem por se destacar e não por ser apenas mais um.
Aqui na Enzima tudo tem um porquê de ser e estar. Entre em contato para receber uma análise gratuita e personalizada sobre como anda o Marketing Digital da sua empresa.