Home Office ou Escritório? Onde se trabalha mais?
Primeiro que a questão nem é onde se trabalha MAIS e sim: Onde se trabalha MELHOR. Esses tempos de pandemia obrigaram muitas empresas, com mentalidade antiga, a se adequarem a um sistema que, até então, parecia um pesadelo. Um tabu. O fantasma HOME OFFICE.
Imagina, onde já se viu MEU funcionário poder fazer seu próprio horário? Onde já se viu o MEU funcionário não bater cartão? Como que eu vou controlar MEU funcionário?
A verdade, jovens, é que a relação trabalhista “tradicional” tem um cunho escravista, machista, racista e preconceituoso. Quando eu falo “tradicional”, sou eu tentando ser eufemista, tá?
Sou eu tentando tapar o sol com a peneira. Mas a real é que grandes empresários e grandes empresas, os “donos” do capital, se sentem, literalmente, donos de seus funcionários, seus personagens secundários num jogo bobo de poder unilateral.
Mas peço desculpas pra quem leu até aqui, porque não era esse o assunto, e pra variar eu me empolguei. O assunto era: Quem trabalha mais (ou melhor), quem está em casa ou quem está alocado?
A resposta é: Não sabemos. Nem eu, nem os empresários bonitões, nem os próprios funcionários sabem.
Ué, como assim? Cheguei até aqui pra ler isso?
Sim, calma, vou explicar, sob minha ótica tá? Que pode ser uma viagem minha, mas é a forma que vejo o mercado trabalhando em “home office” de mentirinha.
O Home Office de Mentirinha
O Home Office, ou o trabalho remoto, tem em sua essência uma palavrinha que toda empresa detesta: FLEXIBILIDADE. Sem isso, não é home office, meus enzimados e enzimadas. Concordam?
E o que tem rolado nessa nova leva de trabalho remoto, nada mais é que um “presencial feito online”. Ou seja: O mesmo horário de trabalho, pessoas trabalhando juntas em tempo real, reuniões intermináveis só pra marcar a próxima reunião (desculpem a piada velha mas ela é verdadeira).
A verdade é que a essência do home office está perdida naquele “molde” empresarial de resultado a qualquer custo, que citei no início. E isso impede que saibamos se o trabalho remoto funciona melhor ou não, porque a gente nem está conseguindo fazer.
A ideia de home office como agente melhorador de qualidade vida é estruturar o trabalho ao redor da sua vida e não o contrário.
Era isso que todos nós deveríamos estar buscando, inclusive os grandes empresários bonitões que infartam aos quarenta e poucos anos sem nunca ter jogado uma bola com os filhos. Os mesmo filhos que são criados por babás para serem grandes empresários bonitões no “futuro”.
E assim caminha a humanidade e esse ciclo vai poluindo nosso ar, consumindo nossas florestas, criando cidades-dormitórios ao redor das grandes empresas que ficam no centro das cidades e de nossas mentes corrompidas com a falsa ideia de que um dia teremos mais dinheiro do que os donos do capital.