O Maldito Algoritmo das redes sociais

O Maldito Algoritmo das redes sociais

É, eu enrolei pra cacete pra falar desse tema, né? O Maldito algoritmo das redes sociais e essa briga ridícula que ele causa. Tudo por um simples motivo: Engajamento.

Você já deve ter ouvido esse papo de algoritmo, e é bem difícil começar a falar sobre isso porque o sentido da palavra vai se perdendo, por assim dizer, né? Então senta aí e se acalme que vamos desenrolar começando pelo começo.

O que é Algoritmo?

Segundo o Oxford, é isso daí.

1. MATEMÁTICA – sequência finita de regras, raciocínios ou operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas.

2. INFORMÁTICA – conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.

Então, você leu igual a mim, pensando friamente, um algoritmo existe pra solucionar problemas. E a pergunta é: Por que, em nome de Odin, sua navegação no Instagram é um problema? A ideia da Rede Social não era diversão? Não, bobinho, claro que não, Jovem. A ideia é ganhar o que você tem de mais precioso, sua atenção, e quando você fecha o aplicativo do Instagram e vai viver, isso se torna um problema. E quem resolve problemas? SIIIIM, ele o Maldito Algoritmo.

Tá, blz. Mas como ele resolve?

Olha que gostosa essa resposta: Ele resolve a sua falta de atenção te dando MAIS DO MESMO. Sim, estamos fadados a consumir o mesmo conteúdo repetido de novo e de novo até morrer.

Nossa, que exagero. Nem é. No meu feed aparece várias coisas legais.

Eu não duvido, mas você acha legal porque já viu antes, e assim caminha o algoritmo, porque ele não quer te ensinar ou melhorar a sua experiência, como alguns gurus por aí falam, ele quer que você não feche o aplicativo.

Caraio, mas porque ele quer tanto que eu fique dentro do aplicativo?

Por que ele precisa vender anúncio pra quem realmente sustenta a rede social (e não é você). Os anunciantes rederam 20 bilhões aos cofres do lindo do Instagram (e eles não dividem com os conteúdistas, você, por exemplo, com suas fotos bonitonas).

Sim, você leu direito, você produz conteúdo pra plataforma (de graça), depois, eventualmente, você paga anúncio pra ela distribuir seu conteúdo e ela usa o que pra distribuir isso?

O Maldito Algoritmo.

Que loucura, né? Pensa, estamos em bolhas, porque vemos os mesmo conteúdos de novo e de novo, se eu consumo coisas sobre futebol, todos os anúncios sobre futebol virão pra mim, mas e se eu quiser conhecer outros esportes?

É IMPOSSÍVEL. Pelo algoritmo, é impossível. Talvez por uma obra de Odin.

O único jeito de eu ter acesso a um conteúdo novo é eu mesmo buscando.

Mas essa não é a lógica da rede social, você buscar o que você quer?

Hmmm, não, na verdade essa foi a solução do problema que as redes sociais “inventaram”.

Pensa aqui comigo no bilhão de oportunidades e serviços, pessoas, culturas e produtos novos que poderíamos ter acesso se o Instagram não fosse tão cuzão.

Se o Instagram simplesmente fizesse uma distribuição, um pouco mais, digamos aleatória das coisas.

Democracia e Rede Social

Eu, na minha humilde ideia aqui, estou apenas colocando um ponto: Se o algoritmo não existisse, ou se fosse ao menos, minimamente aleatório, não estaríamos tão polarizados politicamente, por exemplo.

A verdade, maior ainda, é que a culpa não é “só” do algoritmo, alias, ele está só fazendo o trabalho dele, a realidade é que nós gostamos de ver só o que gostamos, não queremos ouvir mais ninguém, MUITO MENOS quem discorda, ou quem não nos agrada. O Gustavo até proporcionou uma bela reflexão sobre isso aqui.

E desse jeito a nossa vida na rede social vai se distanciando a passos largos da nossa realidade.

Vamos ver até quando a gente aguenta.

Enquanto isso, se inscreve no canal do Enzimados Podcast aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up